Dentista do São Francisco dá dicas sobre como cuidar da saúde bucal durante a quarentena

10:28


Com as medidas de isolamento domiciliar e distanciamento social, paciente só deve buscar atendimento odontológico em caso de urgência ou emergência; Chat esclarece dúvidas sobre COVID-19


A pandemia da Covid-19 alterou a rotina das pessoas e trouxe a necessidade de redobrar os cuidados com a saúde. Para evitar a disseminação do novo coronavírus, além das medidas de isolamento domiciliar e distanciamento social, a orientação é o uso obrigatório de máscaras e de álcool 70% para higienização das mãos e objetos. E os cuidados de higiene oral também devem ser reforçados.
Danilo Oliveira, cirurgião dentista e responsável técnico pelo setor de emergência odontológica do São Francisco Ribeirão Preto - que faz parte do Sistema Hapvida -, explica que neste período de quarentena a recomendação do Ministério da Saúde e do Conselho Federal de Odontologia é que o paciente busque atendimento odontológico apenas em casos de urgência ou emergência.
"Neste período de pandemia é de suma importância que tanto os profissionais quanto os pacientes tenham consciência de seus atos, sendo imprescindível o reagendamento dos tratamentos eletivos", diz.
Mas, para garantir a manutenção da saúde bucal, Oliveira garante que é fundamental ter ainda mais atenção nos cuidados com os cuidados diários. "A recomendação é reforçar a higiene oral sempre após as refeições com escovação, uso de fio dental e de antisséptico bucal. Medidas simples, mas que podem evitar a necessidade de possíveis idas ao dentista durante a quarentena", afirma.
Ao manter a cavidade bucal limpa, a pessoa estará protegida de doenças e problemas como gengivites, cáries, mau hálito, infecções e urgências ou emergências odontológicas. Segundo o cirurgião-dentista, as urgências ou emergências são aquelas que requerem tratamento imediato para interromper sangramento contínuo dos tecidos ou aliviar dores ou infecções graves, incluindo traumas de ossos faciais.
Para os pacientes em tratamento odontológico, como aqueles que usam aparelhos ortodônticos, Oliveira frisa que os cuidados são os mesmos. "Mas, caso haja algum componente do aparelho solto, como o bracket ou fio, por exemplo, é importante que o paciente entre em contato com seu ortodontista o mais rápido possível para reativar a função do aparelho", conclui.
Chat de odontologia esclarece dúvidas
O Sistema Hapvida lançou, para seus clientes, o chat da odontologia, direcionado para tirar dúvidas da área nesse período de coronavírus. O serviço já está disponível e tem horário de funcionamento das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. O cliente vai falar com um dentista em tempo real sem sair de casa. A ideia é ser um canal a mais para que a população possa ter acesso às informações de cuidados e prevenção da Covid-19.
Para acessar o chat, o cliente pode clicar no link: http://bit.ly/Chatodontologia ou entrar no site do Hapvida+Odonto (hapvida.com.br/maisodonto). Na página, o chat está em destaque em notícia e banner.
Sobre o Sistema Hapvida
Com mais de 6 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como o maior sistema de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do Grupo São Francisco, América, Promed e Ame, RN Saúde, além da operadora Hapvida. Atua com mais de 30 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 39 hospitais, 185 clínicas médicas, 42 prontos atendimentos, 179 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.

You Might Also Like

0 comentários

Só libero os comentários depois de lê-los.
Se tiverem alguma dúvida, perguntem que eu responderei por aqui mesmo!
Obrigada pela visita!

Seguidores