No Dia do Café, saiba mais sobre essa paixão nacional

13:21

Consultamos um especialista da Nespresso que contou os principais segredos para uma experiência única a cada xícara


Dia 14 de abril é Dia Mundial do Café. O motivo do café, depois da água, ser a bebida mais consumida do mundo é porque é versátil e combina com muita coisa: pode ser misturado com leites, bebidas alcóolicas, servido quente ou frio. E a variedade de mistura de grãos e diferentes formas de torrar e moer permitem uma enorme variedade de sabores e intensidades para agradar aos mais diversos paladares.
Quer saber mais sobre essa delícia? Conversamos com um especialista para trazer os segredos do café espresso para você.
primeiro segredo do bom café está no terroiressa expressão francesa herdada da cultura do vinho que significa o solo onde ele é plantado. As melhores caraterísticas, que são o aroma e sabor dos grãos, vem de safras nas quais as plantações estão posicionadas entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio, aqueles mais próximos da linha do Equador, que divide o globo em dois.
"Café de qualidade não nasce em qualquer lugar", afirma a Gerente de Cafés da Nespresso no Brasil, Claudia Leite. A companhia suíça é líder e pioneira no mercado de cafés porcionados, com um portfólio de cafés com 29 variedades. Com um método de extração exclusivo em máquinas econômicas e resistentes, é possível fazer um espresso perfeito, em casa, com um simples aperto de botão.
O segundo segredo para beber um café de qualidade superior está na seleção dos grãos. Existem dois tipos, o Robusta e o Arábica. O primeiro tem sabor mais intenso e tem mais cafeína, já os grãos Arábica são mais deliciados e doces. "O senso comum é de que apenas cafés Arábica podem ser considerados especiais, mas não se engane, os cafés mais queridos da Nespresso são resultado de blends entre grãos gourmet Arábica e Robusta, entre eles os clássicos Volluto e Ispirazione Ristretto Italiano", conta Claudia.
blend é outra expressão herdada da cultura do vinho, mas de raiz na língua inglesa, e se refere a vinhos que são resultado da mistura de diferentes uvas. Para o café, tem o mesmo sentido, de sinalizar uma bebida final na xícara que reúna características de sabor de diferentes grãos e processamentos para um resultado único. Isso porque, o terceiro segredo está no fato de que métodos de processamento e torra dos grãos são essenciais para se ter um bom café.
"Há grãos que funcionam melhor com torras longas como os Robusta presentes no café Ispirazione Ristretto Italiano - de grãos colhidos no Brasil e na Índia, potentes e intensos. Enquanto isso, torras curtas e leves, ajudam a exaltar grãos do Quênia e Costa Rica, da linha Master Origins, ou no blend do café Cosi", explica a especialista.
Por fim, o quarto segredo para uma experiência sempre incrível ao tomar um café, é a embalagem em que ele está armazenado. A Nespresso inovou com as cápsulas de alumínio -- com um formato icônico semelhante a uma xícara. As embalagens individuais garantem consumo sem desperdício e o alumínio preserva o sabor de forma que, na hora de beber, todo frescor de uma moagem feita na hora seja percebida.
"Com o alumínio, a marca garante a sensação de café torrado e moído na hora, além de ser um material infinitamente reciclável e cuja matéria-prima atualmente vem mais de reciclagem do que da extração desse metal na natureza", diz Claudia.
Nespresso, por ser uma empresa de Economia Circular e na qual a sustentabilidade faz parte do compromisso global da companhia, possui um programa de reciclagem próprio - confira o tour virtual cerca de 57 pontos de coleta espalhados pelo Brasil. "Café é bom e o consumo responsável é responsabilidade de todos. Só assim para podermos ter sempre mais comodidade e qualidade, sem agredir o meio ambiente", comenta a executiva.
Neste Dia Mundial do Café, aproveite para descobrir como harmonizar alimentos com seu espresso favorito em: http://www.youtube.com/watch?v=VLw3rE5cnzU. Boa degustação!


Sobre a Nespresso   
A Nespresso é pioneira em café em porções individuais da mais alta qualidade sustentável. No Brasil desde 2006, conta com 32 Boutiques e cerca de 600 funcionários nas principais cidades do país. A linha doméstica da marca oferece 29 variedades de cafés, além de máquinas e acessórios para uma experiência completa. Já a linha NespressoProfissional apresenta 15 cafés e maquinas adequadas para estabelecimentos de alta rotatividade, como hotéis, restaurantes e empresas. Por meio do compromisso The Positive Cup™, a Nespresso atua na gestão sustentável do café, do alumínio e em práticas relacionadas ao clima com metas globais até 2020. No Brasil, a marca tem investido no sistema de reciclagem de cápsulas e possui mais de 110 pontos de coleta. Todas as informações sobre a Nespresso e o compromisso com sustentabilidade podem ser encontradas no site www.nespresso.com.    

You Might Also Like

0 comentários

Só libero os comentários depois de lê-los.
Se tiverem alguma dúvida, perguntem que eu responderei por aqui mesmo!
Obrigada pela visita!

Seguidores