Isolamento social leva famílias a repensar despesas em casa

18:30

Especialista dá dicas de economia doméstica em tempos de crise
A preocupação com a redução da renda, ou até mesmo a falta dela, está levando muitas pessoas a repensarem seus gastos, principalmente dentro de casa. Esse é apenas um dos reflexos da pandemia. Para driblar a questão da economia dentro de casa, as famílias têm adotado, além de novos hábitos, também muita criatividade.
assessora de investimentos, Luciana Ikedo, preparou algumas dicas práticas que podem ser aplicadas no dia a dia, capazes de gerar uma grande economia no orçamento do final do mês. Confira!
Contas de consumo: Pode parecer clichê, mas, evitar banhos demorados deve ser a primeira mudança familiar, uma vez que o chuveiro é um dos grandes impulsionadores da energia dentro de casa. "As contas de água, internet e telefone também merecem ser analisadas", afirma Luciana. Com a família reunida, a tendência é que o desperdício também aumente, por isso, atenção. "Evite manter equipamentos ligados na tomada sem necessidade, lâmpadas sem utilização acesas e tente economizar com a máquina de lavar e ferro de passar roupa, utilizando esses itens apenas uma vez por semana.
Alimentação: Priorize a alimentação feita em casa e se planeje para isso. Na hora da compra, dê preferência para frutas, legumes e verduras da estação, que são mais baratos, sempre respeitando, claro, o gosto alimentar da família. "Essa organização na hora das compras evita também o desperdício, além da economia, já que será comprado apenas alimentos que realmente serão consumidos", reforça a especialista que ainda lembra: "não estamos passando por uma crise de abastecimento, portanto, não é necessário estocar".
Renda: Para aqueles que tiveram a renda comprometida, seja por contrato de trabalho interrompido ou jornada reduzida, recebendo menos, talvez seja a hora de procurar alternativas de renda. "Pare e pense: quais são minhas competências e habilidades? Existe algo que eu possa fazer mesmo em isolamento, para complementar a renda familiar? O resultado pode ser excelente", avalia a especialista.
Dívidas: Sobre o assunto, cabem várias dicas: para quem paga aluguel, alguns locatários estão concedendo descontos, então, o importante é procurá-los para negociar. Essa sugestão vale também para pequenos empresários e autônomos, por exemplo, como cabeleireiros, manicures, dentistas, massagistas etc.;
Para quem possui financiamentos imobiliários, de carros ou até mesmo créditos imobiliários, grandes bancos já anunciaram a postergação de parcelas. "Vale muito a pena entrar em contato com a instituição que você tenha essas dívidas e avaliar a solicitação da pausa. Atenção também aos contratos desses financiamentos. Muitos deles possuem cláusula de seguro sobre desemprego, que pode quitar algumas parcelas e amenizar o orçamento naquele momento, se for o caso. "Seja qual for a sua situação, se antecipar pode fazer toda a diferença. Renegociar é a palavra de ordem no momento em que vivemos", reforça Luciana.
Reserva de emergência: "Se você possui a sua reserva de emergência constituída, não hesite se precisar utilizá-la neste momento, afinal foi para isso que este recurso foi investido", afirma Luciana. "Se você ainda não tiver, comece imediatamente a constituí-la mesmo com a escassez do momento atual. Separe parte de sua renda e faça um investimento em ativos líquidos e pouco voláteis, como Tesou Selic, Fundos DI ou CDBs de alta liquidez", finaliza.
Sobre Luciana Ikedo
Com 24 anos de experiência e certificações CFP® e CPA 20, essenciais na área de finanças, Luciana Ikedo é assessora de investimentos e sócia-proprietária do escritório Ikedo Investimentos. Administradora por formação, aprofundou conhecimentos com MBA Internacional em Gestão Empresarial pela FGV, em International Strategic Business Leadership Paths to the Future da Universidade de Ohio e com MBA em International Business Immersion, cursado na Universidade de Tampa, Flórida. Atuou em cargos gerenciais em grandes empresas e nas principais instituições bancárias privadas do paísAcumula ainda experiência acadêmica como docente universitária nos cursos de pós-graduação EAD na Universidade Brazcubas, em Mogi das Cruzes.

You Might Also Like

0 comentários

Só libero os comentários depois de lê-los.
Se tiverem alguma dúvida, perguntem que eu responderei por aqui mesmo!
Obrigada pela visita!

Seguidores