Expert dá dicas para proteger e hidratar a pele nos dias frios

18:10

Os dias com baixa temperatura se aproximam e, para evitar que a pele fique ressecada, é importante adotar uma rotina de cuidados especiais com o rosto e o corpo. A dermatologista especialista em cosmiatria e parceria Ricca, Luciana Garbelini, dá dicas fáceis para manter a pele facial e corporal protegida durante o inverno.

CUIDADO FACIAL

· Hidratação do rosto

"Banhos quentes, ar seco, poluição e raios ultravioleta, existentes mesmo em dias frios, tendem a romper a barreira física de proteção cutânea e favorecer o surgimento de dermatites, vermelhidões, coceira e oleosidade excessiva", aponta Garbelini. Para combater esses sintomas, a expert sugere manter a hidratação do rosto em dia. "Isso pode ser facilmente evitado com máscaras faciais, que são ótimas aliadas de uma pele bem cuidada. O mercado dispõe de várias opções para todos os tipos de pele e, caso a epiderme já apresente maior sensibilidade, indico produtos em creme ou tecido, que tem uma remoção mais agradável e delicada", explica.



Esfoliação facial

"Engana-se quem pensa que esfoliar a pele deixa o rosto sensível ou ressecado durante o inverno. Na verdade, é o oposto! Esse passo permite que os cristais de quartzo, componentes presentes na formulação de produtos naturais, removam as células mortas enquanto atuam na renovação de outras. Por ser uma limpeza mais profunda, o ideal é fazer a cada 15 dias para potencializar a ação hidratante dos demais cuidados", explica a expert.


 Hidratação dos lábios

Lábios hidratados são fundamentais! "Por ter a pele mais fina, a boca resseca com mais frequência, fazendo com que a elasticidade natural seja perdida e as rachaduras e descamações apareçam. Porém, o problema pode ser ainda pior, já que esses contratempos favorecem o surgimento de herpes, bastante comuns no inverno. Por isso, os hidratantes labiais devem fazer parte da rotina de cuidados diários e podem ser aplicados sempre que necessário", explica a parceira Ricca.

Na hora da escolha é preciso se atentar ao nível de proteção do produto que deve ser de pelo menos FPS 30 e conter emolientes eficazes para hidratação.


CUIDADOS COM O CORPO

· Hidratação durante e pós banho

Banho quente é o vilão da pele no inverno. Isso acontece porque a água em alta temperatura remove a oleosidade natural do corpo e colabora com o ressecamento, coceiras, descamações e possíveis dermatites. "Recomendo o uso de sabonetes líquidos ou em barras que contenham óleos essenciais em sua fórmula, isso porque esses produtos são capazes de limpar e hidratar e pele em um único step, além de reforçar a proteção natural", explica Garbelini que complementa, "os cuidados pós banho também são importantes e podem potencializar a hidratação, já que os poros estão abertos e a fórmula hidratante penetra com mais facilidade. Para esse cuidado, invista em óleos, cremes e loções corporais", explica Garbelini.



 Hidratação das mãos

As mãos costumam ressecar com mais facilidade por ficarem mais expostas no inverno do que o restante do corpo. "Para as mãos, indico cremes hidratantes à base de manteigas e óleos naturais que ajudam na rápida absorção da pele. Produtos que tem esses componentes na fórmula ajudam a formar um filme que impede a evaporação da água da pele, proporcionando uma hidratação prolongada", explica a dermatologista parceira Ricca.



You Might Also Like

0 comentários

Só libero os comentários depois de lê-los.
Se tiverem alguma dúvida, perguntem que eu responderei por aqui mesmo!
Obrigada pela visita!

Seguidores

Hurb