Como se manter saudável em tempos de pandemia com comida delivery

21:37


Mesa posta, vinho nas taças, a comida já está chegando. O cenário é familiar, sim, é a sua própria sala. São tempos da pandemia, de isolamento social, são tempos de comida delivery.

No momento atual, pedir delivery é a única alternativa que temos de comer algo diferente, fugir do comum e mudar um pouco a rotina. Mas cuidado com os abusos, pedir comida com muita frequência pode pesar no bolso e na balança.
As opções vão de comida japonesa, portuguesa, pão com fermentação natural, cozinha vegetariana/vegana e comida saudável, será? Neste caso precisamos entender o que é saudável e o que o app ou restaurante diz ser saudável. Um exemplo é a salada caesar, composta por croutons, bacon, queijo parmesão, alface e o molho que tem muita gordura. É salada. Saudável?

No app, a opção comida saudável existe. Mas isso não é garantia de nada. O que é saudável, afinal? Assim como a salada pode ser saudável fake os legumes também podem vir carregados de manteiga.

A sugestão da nutricionista Adriana Stavro, é que ao decidir pedir comida, verifique se o restaurante informa como esses alimentos são preparados e dê preferência para os legumes apenas cozidos. Já as saladas, o ideal é pedir com o molho à parte, assim você consegue dosar a quantidade que irá consumir. As carnes, prefira as grelhadas ou assadas e evite as frituras e alimentos empanados, que tem maior absorção de gordura. Um bom exemplo é o Filé à Parmegiana. É frito, coberto com muito queijo, gratinado e servido com batata frita. Outro cuidado importante é com a comida japonesa que por ser comida crua, ela deve estar refrigerada, não basta estar só no isopor, por isso é bom evitar.

Se vai pedir algo para beber, os sucos de frutas naturais são as melhores escolhas, evite os artificiais, pois contém açúcar, e aditivos químicos. Na sobremesa, vale ficar de olho na salada de frutas, que pode vir cheia de leite condensado ou abacaxi grelhado com açúcar.

A melhor opção é ler com cuidado a composição da refeição ou do lanche e o modo de preparo, pois uma alimentação saudável é baseada em alimentos in natura, minimamente processados. A rigor, o conceito de alimentação saudável é estimular o consumo de alimentos regionais (legumes, verduras e frutas), deve ser variada, colorida, harmoniosa e segura. O ideal é consumir pelo menos 3 porções de legumes e verduras e 2 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches todos os dias. Beber água, diminuir a quantidade de sal, evitar refrigerantes, bolos e biscoitos.

Mas atenção, a nutricionista também alerta que em tempos de COVID19, além do cuidado com a escolha dos alimentos, devemos estar atentos também com a entrega. A recomendação é lavar bem as mãos, transferir os alimentos do delivery para um recipiente limpo, descartar as embalagens, desinfetar a superfície em que esteve apoiada a embalagem (pia, bancada ou mesa) e lavar as mãos novamente antes de comer.

Outras dicas importantes da nutri Adriana Stavro.

Se no app de entrega houver a opção "sem contato físico" escolha ela, o entregador vai deixar suas compras do lado de fora de sua casa ou na portaria do seu prédio e avisá-lo.

Priorize as compras em que todo o processo é feito online, assim você não precisa passar o cartão na hora da entrega.

Para drinques e outras bebidas. Lembre-se sempre: não vale compartilhar copos, garrafas e outro utensílios, como pratos e talheres.O mais importante: lavar as mãos sempre


Mais sobre Adriana Stavro:

Adriana Stavro Formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo. Pós-graduada em Doenças Crônicas não Transmissíveis pelo Hospital Albert Einstein. Pós graduanda em Nutrição Clinica Funcional pela VP consultoria, pós graduanda em Fitoterapia pela Course4U.

Especialidades:
• Saúde, bem estar e emagrecimento;
• Nutrição funcional;
• Doenças Crônicas;
• Regulação do estresse e do sono;
• Nutrição para gestantes;
• Acompanhamento pré e pós cirurgia bariátrica;
• Alergias alimentares;
• Nutrição vegetariana e vegana;
• Nutrição para prática de atividade física;
• Protocolo Detox;

You Might Also Like

0 comentários

Só libero os comentários depois de lê-los.
Se tiverem alguma dúvida, perguntem que eu responderei por aqui mesmo!
Obrigada pela visita!

Seguidores

Hurb