Álcool em gel caseiro: fabricação dentro de casa é desaconselhada

18:47

Sobre a fabricação de álcool em gel caseiro




A GELITA informa que tomou conhecimento de receitas caseiras para a fabricação de álcool em gel. Essas informações têm circulado na internet, e indicam o uso de folhas de gelatina ou de gelatina em pó, produtos fabricados e comercializados pela GELITA.
Compreendemos a preocupação da população, e sabemos da escassez do álcool em gel em diversos mercados. No entanto, sentimo-nos obrigados a prestar esclarecimentos após ver informações circulando no whatsapp e na internet.
A gelatina em si não traz nenhum risco para a pele ou para a saúde humana. No entanto, a elaboração dessa receita caseira pode criar condições ainda mais propícias para o contágio em função do manuseio dos ingredientes e, sobretudo, pela dificuldade de se garantir a exata concentração do álcool utilizado no preparo. Ao utilizarmos a gelatina, necessitamos adicionar água para que ela se dissolva, causando uma diluição no sistema e, assim, tornando necessário o uso de álcool com maior concentração (96°, por exemplo) para que no final o álcool em gel tenha a concentração de cerca de no mínimo 70°, valor requerido para evitar a contaminação pelo vírus (o álcool doméstico normalmente é de 46°, muito abaixo do necessário).
Além deste ponto, vale ressaltar a alta inflamabilidade do álcool, sobretudo se for o de maior concentração, levando a um risco ainda maior na sua manipulação, razão pela qual o álcool com concentrações mais altas tem sua comercialização proibida para uso doméstico.
Os produtos comerciais em suas respectivas formulações passaram por testes e são aprovados quanto à sua eficácia e segurança, o que as formulações caseiras não são.
Dessa forma, em um momento tão sensível e relevante para toda a sociedade, não recomendamos a fabricação desse item dentro de casa, já que as formulações caseiras podem levar a outros riscos.

You Might Also Like

0 comentários

Só libero os comentários depois de lê-los.
Se tiverem alguma dúvida, perguntem que eu responderei por aqui mesmo!
Obrigada pela visita!

Seguidores