8 dicas para utilizar o 13º salário com sabedoria

13:25

Mais de 81 milhões de brasileiros têm direito ao benefício
Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), cerca de 81 milhões de brasileiros receberão o 13º salário este ano. Tem direito ao benefício todo trabalhador contratado pelo modelo CLT, ou seja, com carteira assinada, que tenha trabalhado por pelo menos 15 dias durante o ano e não tenha sido demitido por justa causa.
Para gastar o dinheiro de maneira inteligente, Carlos Terceiro, CEO e fundador do Mobills, aplicativo completo para gestão de finanças pessoais, explica que as finanças precisam estar organizadas. "Todo mundo quer comemorar as festas de final do ano, mas é importante se atentar ao comprar presentes e até mesmo programar uma viagem. É preciso se planejar e levar consideração a capacidade financeira apresentada no orçamento, uma vez que o início do ano exige o pagamento de várias despesas como IPTU, IPVA, matrícula e material escolar", acrescenta.
Confira oito dicas selecionadas pelo CEO:
• Cuidado com os gastos com presentes
Claro que é normal querer agradar algumas pessoas e dar presentes no final do ano, mas é preciso bastante critério e ponderação no momento das compras. Muitas vezes, um presente de menor valor pode ser bem mais importante do que um presente caro e luxuoso. Para ajudar, faça uma lista com apenas as pessoas que realmente merecem e que são próximas de você.
• Programe as viagens com antecedência
Caso você consiga separar uma parte do 13º para viagens, ótimo. Se não for possível realizar a viagem nesse momento, guardar o dinheiro e esperar é a melhor solução para o futuro. Geralmente viagens de fim de ano requer um planejamento de meses antes, pois, como é alta temporada, os preços são mais altos e tudo esgota mais rápido. Ou seja, quanto antes se preparar, maior a chance de encontrar descontos e conseguir reservar a passagem e hotel.
• Planeje as festas
Planejamento é a palavra de ordem para aproveitar bem o dinheiro destinado às festas. Anote tudo que irá comprar e registre o valor de cada item. Procure por promoções e lugares que vendam em atacado. E claro, a dica é sempre dividir os gastos com a família e amigos. Todos querem curtir uma boa festa, então nada mais justo que todo mundo arcar com as despesas.
• Quite as dívidas
Segundo pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), 87% dos brasileiros pretendem quitar as dívidas com o valor do 13° salário. Caso tenha mais de uma conta em atraso o ideal é começar o pagamento por aquelas que cobram os juros mais altos, como as dos cartões de crédito e as do cheque especial. Elas são as principais responsáveis pelas dívidas.
• Monte uma reserva de emergência
Possuir uma reserva de emergência é essencial para qualquer um e qualquer família. Ninguém sabe o que acontecerá no futuro, então é importante se prevenir. Para isso você precisa ter pelo menos 6 meses dos seus custos mensais em investimentos seguros e de curto prazo, como poupança, tesouro Selic ou fundos de renda fixa.
• Adiante o pagamento dos impostos e material escolar
Um bom gasto do 13° é poupá-lo para arcar com os gastos com matrícula e material escolar dos filhos ou então para pagar impostos como IPVA e IPTU.
• Guarde para metas e objetivos que deseja alcançar no próximo ano
O que deseja realizar no ano novo que está próximo? Viajar para o exterior? Comprar um carro? Seja o que for, você pode começar a juntar com o décimo terceiro salário.
• Comece a investir
O 13º salário é uma excelente oportunidade para começar a investir ou para turbinar os investimentos. Nem que você invista apenas o dinheiro que sobrar após todos os gastos já previstos.

You Might Also Like

0 comentários

Só libero os comentários depois de lê-los.
Se tiverem alguma dúvida, perguntem que eu responderei por aqui mesmo!
Obrigada pela visita!

Seguidores