5 dicas para cuidar da segurança das crianças no mundo online

18:26

ESET dá dicas sobre a melhor maneira de orientar as crianças no uso da tecnologia




 De acordo com a pesquisa Tic Kids 2018 , realizada pelo Comitê Gestor de Internet no Brasil, 75% das crianças e adolescentes acessam a internet pelo menos uma vez ao dia, enquanto 93% utilizam o celular para isso. Pensando nos perigos que estar online pode trazer caso não seja uma atividade responsável e bem orientada, a ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, elaborou algumas dicas para proteger as crianças enquanto elas se divertem e aprender na internet.
Fale com seus filhos
O diálogo é a base de tudo. Conversar sobre o porquê é preciso proteger as informações pessoais é fundamental. Além disso, também é importante ensinar sobre quais ameaças os cercam, ajudando-os a identificar situações perigosas.
Mantenha controle sobre softwares instalados nos dispositivos
Uma breve pesquisa sobre qualquer aplicativo traz informações esclarecedoras sobre qual público deve utilizá-lo. Manter um controle periódico sobre quais softwares estão instalados no computador ou smartphone permite saber a qual nível de exposição de informações as crianças estão sujeitas.
Ensine-os a proteger suas senhas
Redes sociais, aplicativos de serviços online e desbloqueio de smartphone devem ter uma senha. Esta senha precisa atender a requisitos aceitáveis de segurança, como ser única, complexa e extensa. Evite sequências numéricas simples, como 123456 ou nomes de times de futebol, animais de estimação e datas de aniversário. Esta dica vale para crianças, adolescentes e adultos.
Configure política de privacidade em todas as redes sociais e softwares
As configurações de privacidade variam bastante de uma rede social para outra, ou de um software para outro, mas em geral visam inibir o acesso livre as informações do usuário. Um exemplo simples de política de privacidade é poder colocar as publicações no modo privado. Ao fazer isso, apenas seus amigos terão acesso. É válido revisar periodicamente toda e qualquer configuração dos principais apps de redes sociais ou mensagens instantâneas.
Jogos on-line
A abordagem de pessoas mal-intencionadas a crianças e adolescentes normalmente acontece no meio em que crianças e adolescentes estão, sejam os jogos, as redes sociais mais populares do momento ou aplicativos.
Instruí-los para tomar cuidado com as informações compartilhadas nesses meios e sobre quão sútil pode ser a abordagem dos criminosos fará com que eles tenham cada vez mais consciência de que as ameaças podem vir de qualquer lugar.
Para saber mais sobre o tema, a ESET possui um Guia de segurança informática para pais e um site totalmente voltado aos que querem se aprofundar em relação aos riscos na internet, o Digipais.
Para outras informações, acesse o WeLiveSecurity, portal de notícias de segurança informática da ESET: www.welivesecurity.com/br/2019/10/11/como-cuidar-da-seguranca-das-criancas-no-mundo-on-line/
Sobre a ESET
Desde 1987, a ESET® desenvolve soluções de segurança que ajudam mais de 100 milhões de usuários a usar tecnologia com segurança. Seu portfólio de soluções oferece às empresas e aos consumidores em todo o mundo um equilíbrio perfeito de desempenho e proteção proativa. A empresa possui uma rede global de vendas que abrange 180 países e tem escritórios em Bratislava, São Diego, Cingapura, Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo. Para mais informações, visite www.eset.com.br/.
Desde 2004, a ESET opera na América Latina, onde conta com uma equipe de profissionais capacitados a responder às demandas do mercado local de forma rápida e eficiente, a partir de um Laboratório de Pesquisa focado na investigação e descoberta proativa de várias ameaças virtuais.

You Might Also Like

0 comentários

Só libero os comentários depois de lê-los.
Se tiverem alguma dúvida, perguntem que eu responderei por aqui mesmo!
Obrigada pela visita!

Seguidores