Duas receitas típicas do nordeste funcionais para comemorar o dia do nordestino

15:46

CUSCUZ DE PAINÇO VEGANO
Receita feita pela Chef Funcional Lidiane Barbosa


Ingredientes:
1 xicara de painço de molho por 8 horas em água suficiente para cobrir (coloque 1 colher de sopa de vinagre de maçã ou suco de limão).
Para eliminarmos os anti-nutrientes. Despreze a água. Espalhe os grãos em uma assadeira com um pouquinho de sal e óleo de coco. Leve ao forno temperatura mais baixa, por 40 minutos. Mexa com uma espátula.
Em uma panela refogue:
1/2 cebola em cubinhos
100g se champignon fresco em picadinho
1/2 cenoura em cubinhos, no azeite de oliva extra virgem. Refogue por 5 minutos.
Acrescente pimenta, sal marinho moído, gotinhas de limão. Finalize com uva passas, amendoim torrado e pepita de abóbora.


Baião de dois vegetariano com coração de bananeira
Receita feita pela Chef Funcional Lidiane Barbosa


Ingredientes:
1 coração de bananeira - PANC
4 xícaras de arroz 7 grãos cozido
2 xícaras de feijão azuki cozido (ou qualquer outro feijão de sua preferência - só atenção ao pré-preparo: deixe de molho por 8 horas)
1 cebola
1 dente de alho
Coentro picado
1 pimenta sem as sementes bem picadinha
1 queijo coalho (daqueles com palito) de búfala cortado em cubinhos pequenos
5 colheres de sopa de manteiga ghee ou azeite de oliva extra virgem
1 colher de sopa de páprica defumada.

Modo de preparo:
Corte o coração da bananeira bem fininho, em rodelas, como uma folha de couve. Enrole as folhas e corte. Branqueie (coloque em água fervente rapidamente e depois em água com gelo). Reserve.
Corte a cebola em fatias finas e leve a uma panela com o dente de alho e 2 colheres de sopa de manteiga ghee. Deixe refogando. Acrescente o coração da bananeira e a páprica defumada. Deixe em fogo baixo, mexendo sempre. Acrescente o arroz, o feijão, o coentro, a pimenta e por último o queijo coalho. Acerte o sal e finalize com a manteiga ghee.

Mais sobre Lidiane Barbosa:
  • Chef Funcional Lidiane Barbosa
A chef, trocou uma especialização com foco na carreira jurídica pelo curso de técnicas em gastronomia na Escola de Restauració I Hostalatge, de Barcelona, em 2002.
Não demorou muito para ela mergulhar de cabeça na gastronomia funcional. Fez pós-graduação e outras especializações na área. Em 2015, teve a oportunidade de expandir seus conhecimentos estudando na Le Cordon Bleu, em Paris. Estudou no Natural Gourmet Institute, em Nova York, Escola Jamie Oliver, em Londres e Matthew Kenney Culinary School em Venice Beach
Lidiane tem como "bandeira" a disseminação da comida "de verdade", o uso de ingredientes integrais, frescos e orgânicos, incentivo ao produtor local, a utilização das plantas alimentícias não convencionais (PANCS) e a socialização por meio da comida. É também especialista em gastronomia sem glúten e sem outros alergênicos.
A chef é requisitada para consultorias a restaurantes e bistrôs pelo Brasil. No currículo, são 16 estabelecimentos em Belém, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Santa Catarina, São Paulo etc (lista completa abaixo). Ela também viaja o país comandando cursos e workshops de gastronomia funcional. Já foram mais de 400 cursos e palestras, 80 cidades e um total de mais de 40 mil alunos.
É autora das receitas do livro "Vó Leninha e ... O Aniversário de Isabela", primeira publicação brasileira com preparações funcionais voltada para crianças, em parceria com uma escritora de Santa Catarina
Presidente e Idealizadora do Projeto Crescer e Semear (desde 2015), realizado pela ONG – Instituto Alice Henrique de Campos Gonçalves, também presidido pela mesma, que só em 2018 está alcançado 4500 crianças, 50 merendeiras de 13 escolas públicas da cidade de Blumenau/SC. Crescer e Semear' é um projeto social, sem fins lucrativos, que tem como intuito mudar a EDUCAÇÃO de nossas crianças por meio da ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SABOROSA. Repensar a alimentação, incentivar hábitos saudáveis e, principalmente, ensinar como se alimentar com saúde e qualidade nutricional.

You Might Also Like

0 comentários

Só libero os comentários depois de lê-los.
Se tiverem alguma dúvida, perguntem que eu responderei por aqui mesmo!
Obrigada pela visita!

Seguidores