Fundação do Livro e Leitura inicia montagem da 19ª Feira Nacional do Livro

14:12


Região do Quarteirão Paulista de Ribeirão Preto passa por preparativos para o evento. Nesta edição, acontecerão mais de 330 atividades em 16 pontos diferentes, em várias regiões da cidade. A expectativa da organização do Feira é atrair mais de 200 mil pessoas



Com a proximidade da realização da 19ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que neste ano acontece entre os dias 9 a 16 de junho, a cidade já começou a entrar no clima para receber um dos maiores eventos culturais do País. Nos arredores do centro e no tradicional Quarteirão Paulista – principais localidades da Feira, já há movimentação da montagem, que teve início na semana passada e vai até à véspera de sua abertura.
Neste ano há um esquema ainda mais especial para os preparativos, já que a Feira do Livro traz mais de 330 atividades gratuitas à população. A cerimônia de abertura será no dia 8 de junho, a partir das 19h30, com o espetáculo Entre uma história e outra, uma nova história. Um mundo melhor para todos, e apresenta a Academia Livre de Música e Artes (Alma) e o Coral da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), sob regência de Cristina Modé Angelotti, na Sala Principal do Theatro Pedro II. A distribuição de ingressos para o espetáculo terá início no dia 30 de maio, na bilheteria do Theatro Pedro II e está sujeita à lotação do espaço.
A equipe da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, organizadora do evento, anuncia que, neste ano, são 16 locais para receber a população e abrigar as atividades da programação completa. São eles: ACIRP, Biblioteca Padre Euclides, Centro Cultural Palace, Coreto Praça XV de Novembro, Espaço Sustent'arte, Esplanada do Theatro Pedro II, Estande Fundação do Livro e Leitura, Gabinete de Curiosidades e Habilidades – SESC, Praça Carlos Gomes, Praça XV de Novembro, Sesi Castelo Branco, Sincovarp Auditório, Teatro Marista, Teatro Municipal, Tenda Sesc e Theatro Pedro II.
"A Feira deste ano foi totalmente pensada para que todos tenham acesso ao melhor da literatura e também para que todos acompanhem os salões de Ideias, as conferências, seminários e as apresentações artísticas e musicais. Vamos discutir os temas dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU), através da literatura e do estímulo à leitura", destaca a presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Dulce Neves.
A superintendente da Fundação do Livro e Leitura, Viviane Mendonça, destaca que foi preparada uma intensa programação cultural aos arredores da Feira e na área externa do Quarteirão Paulista. Neste espaço, também vão funcionar cerca de 30 estandes, entre editoras e livrarias, o estande da Fundação do Livro e Leitura, outros institucionais e novidades como o Estande Diversidade, com participação de ONGs e instituições inclusivas. A Feira como um todo traz ambientes para todo perfil de público e faixas etárias. "Também tivemos o cuidado de proporcionar um tratamento inclusivo a pessoas com necessidades especiais. A ideia é ter uma estrutura completa para recepcionar os visitantes, transformando todo espaço da feira num ambiente coletivo de reflexão, cultura e entretenimento de qualidade".
Estrutura da Feira
Como nos últimos anos, as duas salas do Theatro Pedro II (Sala Principal e Auditório Meira Junior) concentrarão o maior volume de atividades, bem como as salas do Centro Cultural Palace e o ambiente externo da Praças XV de Novembro e Praça Carlos Gomes. "A ideia é ocuparmos esse espaço e todos os outros locais da Feira com um convite à prática da leitura, à cultura, à educação, ao entretenimento e a vivência deste ambiente coletivo com reflexões importantes por meio da literatura e das artes em geral – todas embasadas nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU)", completa a curadora da Feira, Adriana Silva, vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura.
Outro ponto de destaque da programação é a Esplanada do Theatro Pedro II (Rua Álvares Cabral, 370) onde estará instalada a Tenda Sesc e o Gabinete de Curiosidades de Habilidades. Ali acontecerão bate-papos, apresentações artísticas, espetáculos teatrais e musicais, intervenções culturais, contações de histórias e outras atividades, organizadas pelo Sesc - instituição cultural e um dos principais parceiros da Fundação do Livro e Leitura para a realização do evento.
Alguns atrativos do Quarteirão Paulista
Exposição Bosque
INSTALAÇÃO SKOGEN | Homenagem à literatura Sueca
Local: Praça XV (Praça do Monumento) Dias 9 a 16 | 9h às 20h
A instalação Skogen faz uma homenagem à literatura sueca e leva os visitantes a um passeio imersivo, cultural e interativo em um bosque escandinavo, formado por árvores de papel, permitindo ao leitor o acesso a obras de autores suecos contemporâneos. A exposição tem a curadoria da Imma Escola de Criação e Design.
EXPOSIÇÃO AO ESCRITOR HOMENAGEADO IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO
Local: Praça XV de Novembro (Praça do Monumento)
Dias 9 a 16 | 9h às 20h
Mostra de caricaturas do escritor Ignácio de Loyola Brandão, produzidas pelos participantes do Recortando Palavras. O projeto reuniu alunos do 9º ano do ensino fundamental da rede estadual de ensino com criação de fanzines e caricaturas do autor.
DOAÇÃO DE LIVROS
Dias 9 a 16 | 9h às 20h
Neste espaço, o objetivo é promover a troca e a doação de livros. A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto possui uma campanha permanente de doação de livros e acredita que as histórias são livres e devem visitar o maior número de pessoas possível.
BRINQUEDOTECA INCLUSIVA - MOURA LACERDA
Local: Praça XV de Novembro (Praça do Monumento)
Dias 9 a 16 | 9h às 20h
Espaço com atividades voltadas às brincadeiras infantis, como forma de aprendizagem efetiva e vivência lúdica com o meio. A instalação conta ainda com jogos e brinquedos adaptados para crianças com deficiência ou necessidades específicas.
INSTALAÇÃO SONORA - MOURA LACERDA
Local: Praça XV de Novembro (Praça do Monumento)
Dias 9 a 16 | 9h às 20h
Instalação artística que proporciona um ambiente interativo, com várias possibilidades de manifestação dos participantes e visitantes, por meio da percepção do ambiente.
EXPOSIÇÃO UNAERP | Projeto Sustentabilidade
Local: Praça XV de Novembro (Praça do Monumento)
Dias 9 a 16 | 9h às 20h
Por meio de 12 painéis desenvolvidos pelos cursos de Publicidade e Propaganda e Arquitetura e Urbanismo da Unaerp, os visitantes serão convidados a interagir e a construir uma nova história de sustentabilidade dentro dos temas conscientização, reuso/reciclo, arborização, animais em seu habitat, hortas urbanas e transporte.
INSTALAÇÃO UNAERP | Barco Viking
Local: Praça XV de Novembro (Praça do Monumento)
Dias 9 a 16 | 9h às 20h
Um grande cesto de coleta de lixo reciclável, na forma de um barco viking, um dos símbolos da cultura sueca, propõe uma reflexão sobre o conceito de sustentabilidade e atitudes educativas de preservação ao meio ambiente.
TV UNAERP (Cobertura Jornalística)
Dias 9 a 16 | 9h às 20h
A equipe da TV Unaerp e alunos do Curso de Jornalismo gravam boletins informativos durante o evento. As produções contam com orientação da professora Flávia Martelli e serão veiculadas pelo canal 10 da NET (Canal
Universitário de Ribeirão Preto). A cobertura também pode ser acompanhada
através das redes sociais.
RÁDIO UNAERP
Dias 9 a 16 | 9h às 20h
A Rádio Unaerp transmite ao vivo de seu estúdio na Praça XV e gera o
som ambiente da Feira do Livro. Os alunos do curso de Jornalismo da
Unaerp estarão produzindo notícias e entrevistas sobre os principais
acontecimentos do evento. A coordenação é do professor Geraldo José Santiago (Gil Santiago). Ouça no portal:jornalismounaerp.com.br. Baixe o aplicativo RÁDIO UNAERP para ouvir no celular. Acompanhe a transmissão ao vivo no Facebook e no Instagram JORNALISMO UNAERP ou RÁDIO UNAERP.
DOADORES DE VOZ
Dias 09 a 16/06 | das 09h às 20h
O projeto de extensão "Doadores de Voz", dos cursos de Jornalismo e Publicidadee Propaganda da Universidade de Ribeirão Preto, promove a inclusão social.Mantido pela Unaerp desde 1998, tem o objetivo de gravar a leitura de livros paradeficientes visuais possibilitando, especialmente a crianças e a jovens, o acesso a obras literárias recentes.
Durante a 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto os visitantes poderão participar de uma experiência única: gravar livros doados por
autores presentes na Feira e obras de domínio público, doando sua voz como um ato de cidadania. As gravações serão feitas em um estúdio na Praça do Monumento. O projeto "Doadores de Voz" na Feira do Livro é uma parceria entre a Unaerp e a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.
ESTANDE DIVERSIDADE
Neste ano, a Fundação do Livro e Leitura em parceria com instituições voltadas à inclusão, saúde e bem-estar de pessoas com deficiência, realiza atividades como oficinas, exposições, bazar, entre outras. Trata-se de uma ocupação colaborativa.
Esplanada do Theatro Pedro II
Neste espaço, funcionarão a Tenda SESC e o Gabinete de Curiosidades e Habilidades, com programação promovida pelo SESC com atividades para todas faixas etárias. A Esplanada fica na Rua Álvares Cabral, 370.
Lista completa de locais da Feira e endereços
ACIRPRua Visconde de Inhaúma, 489 – Centro

Biblioteca Padre EuclidesRua Visconde de Inhaúma, 490, 1º andar, Centro

Centro Cultural Palace
Rua Álvares Cabral, 322 – Centro
Coreto Praça XVRua Álvares Cabral, 370 – Centro

Espaço Sustent'arte
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

Esplanada do Theatro Pedro II
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

Estande da Fundação do Livro e Leitura
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

Gabinete de Curiosidades e Habilidades (Sesc)
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro (Esplanada Theatro Pedro II)

Praça Carlos Gomes
Centro

Praça XV de Novembro
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

Sesi Castelo Branco
Rua Dom Luís do Amaral, 3465 – Jardim Castelo Branco

Sincovarp (Auditório )
Rua Lafaiete, 394 – Centro

Teatro Marista
Rua Comandante Marcondes Salgado, 1280 – Centro

Teatro Municipal
Praça Alto do São Bento, s/n – Jardim Mosteiro

Tenda Sesc
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

Theatro Pedro II
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro
19ª Feira Nacional do Livro
A 19ª Feira Nacional do Livro acontece entre os dias 9 a 16 de junho de 2019 em Ribeirão Preto (SP). Trata-se de um dos maiores eventos culturais do país e neste ano traz o tema "Entre Uma História e Outra, Uma Nova História – Um Mundo Melhor para Todos. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável" que embasa a tônica de todos salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, exposição de filmes, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, entre outras atividades. São planejadas mais de 330 atrações culturais totalmente gratuitas com nomes referências nas esferas literária, educacional e cultural. A programação completa pode ser acessada no site da Fundação:
Homenageados
Como em todos os anos, a Feira Nacional do Livro fará homenagem a um país – e o escolhido foi a Suécia. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Ignácio de Loyola Brandão; o autor educação é Boaventura de Sousa Santos; a autora infantojuvenil é Heloisa Prieto; autor local, Gilberto Andrade de Abreu e a professora homenageada, Amini Boainain Hauy. O patrono desta edição é o empresário Luiz Octávio Junqueira Figueiredo.
Realização
O Ministério da Cidadania, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal, Alta Mogiana, GasBrasiliano, Tanger e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com:
Patrocínio Ouro: Alta Mogiana - Açúcar, Etanol e EnergiaGasBrasiliano e Tanger.
Patrocínio Prata: Ambient, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Passalacqua, Grupo São Francisco e Savegnago Supermercado.
Patrocínio Bronze: Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial, Ribeirão Shopping e Riberdoces.
Patrocínio: ACIRP - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Madeiranit e Grupo Via Brasil.
Instituição Cultural Parceira: SESC - Serviço Social do Comércio.
Parceria Cultural: Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro IIColorado John Deere, Imma Escola de DesignSanta Helena,Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem ComercialSesi – Serviço Social da IndústriaGrupo Thathi de Comunicação.
Apoio Cultural: Consulado Geral da Suécia em São Paulo, Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Ecofalante, Superintendência de Gestão Ambiental, Heurys Tecnologia, IEA – Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, Shopping Iguatemi – Ribeirão Preto, Monreale Hotel Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Protécnica – Proteção Individual Técnica, Rodonaves, Usina São Martinho, Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto, Verbo Nostro Comunicação Planejada, Sistema Clube de Comunicação, EPTV, Rádio CBN, Record TV e SBT.
Apoio: Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal de Turismo, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto - Convention & Visitors Bureau, Brasil Convention & Visitors Bureau, Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, OAB, Sincovarp - Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, Macboot, Grupo Utam, ALMA – Academia Livre de Música e Artes, IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, Instituto Ribeirão 2030, Recicla Bytes, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar.
Realização Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura e Economia Criativa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Brasil – Governo Federal.
Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior Feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividades permanente durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

You Might Also Like

0 comentários

Só libero os comentários depois de lê-los.
Se tiverem alguma dúvida, perguntem que eu responderei por aqui mesmo!
Obrigada pela visita!

Seguidores

pickedresses