Pequeno manual de etiqueta nas redes sociais !

10:35


Postou? É pra sempre. O que você lança no ciberespaço revela suas crenças, seus valores e ... pode criar muita saia justa. Domine as regras de bom comportamento do mundo digital.

Assim como uma criança demora anos para aprender se relacionar civilizadamente, quem participa do Facebook, Twitter, Instagram e das demais redes sociais leva um tempo para incorporar o código de boas maneiras da vida virtual. Muita gente pensa que a internet, por ser democrática e livre, tolera e aceita qualquer coisa.
Não é verdade. Em um ambiente que se conectam mais de 2 bilhões de pessoas do mundo inteiro, regras são necessárias  Basicamente, dois mandamentos das relações reais valem na web: trate os internautas como gostaria de ser tratada e jamais faça ali o que não faria em nenhum outro lugar. O ciberespaço não engole desaforo e não perdoa - o que se publica fica para sempre.


PEGADAS DIGITAIS: Para evitar ser importunada, nunca deixe nos seus perfis telefones e endereços, nem de casa nem do trabalho.

FOTO DO PERFIL: Ela define como quer ser vista. Então, antes de postar, por exemplo, algo muito sensual, pergunte-se: a que estou vinculando a minha imagem? Que impacto terá na minha vida? Desenhos de super - heroínas  flor e afins ou clique de quando você era criança até podem ser usados caso a intenção seja criar um cartão de visitas informal. Só não deixe o espaço vazio: é impessoal.

SENHAS SÃO SECRETAS: Ninguém, nem marido nem namorado, deve ter suas senhas, e vice-versa.Isso não é prova de fidelidade que se de ou se peça. Bisbilhotar a vida alheia é invasão de privacidade e acaba em decepção. Com filhos pequenos, o controle vale até certo ponto: eles tem direito a individualidade. Mas ensine sobre a segurança e arranje meios de tutorá-los. Troque as senhas anualmente.

OVERDOSE DE FOTOS: Não lote o feed de noticias dos amigos com imagens de suas crianças e seus pets, dos pratos que você comeu e de viagens. É enfadonho. Publique só se as fotos forem incríveis ou contiverem alguma informação bacana.

CHECK - IN: Ele não foi criado para lhe dar fama.O mundo não precisa saber que voce acaba de chegar num bar ou festa.Pergunte-se: o que vou postar ajuda alguem?O check-i presta serviço.Por exemplo: no congestionamento, voce avisa as ruas a ser evitadas - mas só digite se não estiver dirigindo!Ou, na fila de uma casa de shows, informe que os ingressos já acabaram.Além de cafona,exibir seus passos por nada pode atrair stalkers , obsessivos que perseguem com objetivos criminosos ou doentios.

ACEITAR OU NÃO ACEITAR : Se você não conhece, não lembra ou não gosta, ignore o pedido. Rede social não é competição por numero de ''amigos'', mas um lugar em que você escolhe com quem e como se divertir.Ou sua vida ficara exposta demais.Crie grupos específicos de amigos; assim você direciona melhor os seus posts. São raros os que valem para todos.

CURTIU? Pode até gostar do post de alguém pouco intimo, de fatos inusitados e curiosos. Mas jamais clique ali se a noticia for de morte, tragedia....Muita gente faz isso para sinalizar que é solidaria e comete uma tremenda gafe. Também evite curtir o próprio post. Na vida real ou digital, autoelogio é falta de humildade.

IMAGEM PROFISSIONAL: As redes sociais são uma vitrine. Ali,65% das empresas buscam hoje conhecer as pessoas para fazer negócios  contratar e até demitir. Nunca fale algo que soe como racismo, homofobia, xenofobia ou intolerância  religiosa. Não critique o chefe e os produtos da empresa em que trabalha. E procure não se revelar demais.

 MILITÂNCIA CHOROSA: Como na vida real, reclamar sempre das mesmas coisas é chato.

10° DOCE CERTA: Não invada o espaço alheio com montes de posts.E controle-se nas madrugadas insones, que geram 50 facilmente. Tr^ss por dia, de preferencia nos mesmos horários  são suficientes.

Fonte: Revista Claudia

You Might Also Like

0 comentários

Só libero os comentários depois de lê-los.
Se tiverem alguma dúvida, perguntem que eu responderei por aqui mesmo!
Obrigada pela visita!

Seguidores