Dia Mundial da Fotografia: Dicas para fazer a foto perfeita

20:48

 




Em 19 de agosto é celebrado o Dia Mundial da Fotografia. A data foi escolhida em homenagem à invenção do daguerreótipo, primeiro "aparelho" fotográfico a ser anunciado mundialmente, em 19 de agosto de 1939. De lá para cá, a fotografia evoluiu muito e assumiu um importante papel na sociedade moderna.

Atualmente há inúmeras opções de câmeras e equipamentos modernos e práticos para eternizar momentos especiais. Da câmera do celular às fotografias instantâneas do tipo Instax, o ato de fotografar é sempre muito similar e algumas regrinhas de ouro sempre ajudam na hora de fazer a foto perfeita.


Luz
Usar a luz de forma adequada é a chave para uma boa foto. O ideal é contar sempre com um ambiente iluminado, de preferência com luz natural. Também é possível contar com o auxílio de luz artificial para compor uma foto, mas é preciso equilibrar a intensidade da luz entre o foco da foto (pessoa ou objeto) e o fundo.


Enquadramento
Pouca gente sabe, mas a regra dos terços é uma excelente aliada na hora de compor a fotografia. Câmeras profissionais e alguns modelos de celulares possuem a função ‘grade’, que mostra linhas dividindo o visor da câmera em terços (quadrados verticais e horizontais). Para equilibrar a foto, é interessante distribuir o objeto a ser fotografado entre esses ‘terços’. Mas não é preciso se limitar a isso. A regra ajuda a equilibrar a imagem, mas não deve polir a sua criatividade.


Estabilidade
Na hora de bater a foto, se não estiver usando um tripé ou se a câmera não estiver apoiada em algum objeto, é preciso garantir a sua estabilidade. Para facilitar, é bom sempre estar com os dois pés apoiados no chão e lateralmente afastados. Analise a composição com calma e só clique quando estiver feliz com o que está capturando. A pressa muitas vezes impede que a foto fique perfeita, pois as mãos se movem e a imagem pode ficar borrada.


Equipamento
Existem inúmeras opções de equipamentos fotográficos disponíveis no mercado. O mais importante na hora de fazer uma boa foto é estar familiarizado ao seu e saber que tipo de foto você está buscando. Para quem quer trabalhar com fotografia, câmeras profissionais, como as da linha X Series , da Fujifilm, são excelentes. Já para quem quer registrar momentos especiais de forma divertida, as câmeras da linha Instax são a pedida perfeita - além de lindas. Isso sem contar a câmera do celular, que pode ter uma ótima resolução de acordo com o modelo.


Fotos e mais fotos
Para ter a foto perfeita é preciso fazer algumas tentativas. É ótimo quando a foto fica incrível logo de cara, mas isso dificilmente acontece, por isso, tire várias fotos e escolha as que mais gosta depois. Ao tirar várias fotos você tem ainda a oportunidade de entender melhor as funcionalidades da câmera.

You Might Also Like

0 comentários

Só libero os comentários depois de lê-los.
Se tiverem alguma dúvida, perguntem que eu responderei por aqui mesmo!
Obrigada pela visita!

Seguidores