OUTUBRO ROSA: ALÉM DE UM MÊS, UM DIA A DIA DE CUIDADOS COM A SAÚDE

09:04

 Instituto Quimioterapia e Beleza conta com uma rede de acolhimento e promove campanha virtual de doação de lenços, além de palestras de endomarketing e lives corporativas para manutenção de atividades


Outubro é um mês muito importante para a conscientização do exame preventivo contra o câncer de mama, embora os diagnósticos aconteçam diariamente é quando o assunto está mais em pauta. Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de 60% dos casos já chegam aos consultórios em estágio avançado e para as pacientes que recebem o diagnóstico, o apoio é fundamental. Neste momento, o Instituto Quimioterapia e Beleza (IQeB) tem papel muito relevante para a recuperação da autoestima, oferecer informações médicas e contar com uma rede de apoio que incentiva as pacientes alcançarem seus objetivos e passarem pelo tratamento de forma mais leve.





O IQeB é o maior banco de lenços do Brasil e foi fundado por Flavia Flores - uma precursora do body positive relacionado às pacientes oncológicas e, desde 2014, já foram doados mais de 25 mil lenços para pacientes de todo o país. Em 2020, a arrecadação dos acessórios ganhou um novo formato que promove a doação de lenços em um clique! A Campanha Virtual de Doação de Lenços é feita a partir de QR Code, com doação a partir de R﹩30 para garantir que o produto chegue à paciente. A ONG também conta com parcerias da Vivara e da Ana Capri, em que parte da venda de produtos selecionados é direcionada às ações do Instituto Quimioterapia e Beleza.

Além da iniciativa com a ação de doação do lenço como um gesto de carinho, acolhimento e apoio, Flavia Flores também ministra palestras para empresas, para manutenção da ONG e arrecadação de recursos que serão direcionados à ações como apoio psicológico, informações sobre mercado de trabalho e saúde, além das demais necessidades das pacientes.

Cenário
Estima-se, para o Brasil, biênio 2018-2019, a ocorrência de 600 mil casos de câncer, para cada ano (INCA, 2017), na população. Em mulheres, cerca de 300 mil. Para o Brasil, estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres (INCA, 2017).

Sobre Flávia Flores
Quando Flávia Flores foi diagnosticada com câncer, ela viu seus amigos se afastarem aos poucos, perdeu o emprego e foi abandonada pelo namorado. Após o ocorrido, com o intuito de aumentar sua autoestima, buscou informações que relacionavam câncer e autoestima, mas não encontrou informações. A partir disso, Flávia pediu dicas a amigos maquiadores sobre "makes" para pacientes com câncer, além de formas de amarrar lenços e foi com o compilado dessas informações e dicas que Flávia, em outubro de 2012, criou no Facebook a página Quimioterapia e Beleza, que funciona como um blog no qual ela trata sobre o tema desde então. Essa página foi o embrião do futuro Instituto Quimioterapia e Beleza.

Instituto Quimioterapia e Beleza iniciou as atividades em 2014, cresceu e segue com seu time ampliando as suas ações e impactando a vida de milhares de mulheres diagnosticadas diariamente. Mantém seu maior projeto, o Banco de Lenços Flavia Flores, que já doou mais de 25 mil lenços por todos os Estados do Brasil. O IQeB também oferece suporte psicológico e jurídico, dissemina informação de saúde, engaja voluntários, promove Oficinas de beleza para autoestima e, com sua diretoria científica, desenvolve pesquisas junto às pacientes.

You Might Also Like

0 comentários

Só libero os comentários depois de lê-los.
Se tiverem alguma dúvida, perguntem que eu responderei por aqui mesmo!
Obrigada pela visita!

Seguidores