O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UMA COLEÇÃO DE ROUPAS

22:16

Alunos do quinto semestre de Design em Moda da ESPM Porto Alegre exibem suas criações na fase piloto

Toda coleção vêm de uma inspiração. Um sonho. E muita, muita pesquisa. Resumidamente, o estilista precisa definir as tendências em que serão utilizadas na coleção, selecionar uma paleta de cores, organizar as ideias em um painel - - moodboard, em inglês -- e, finalmente, começar a rabiscar os croquis. “Na maioria das vezes, executar o projeto é mais desafiador do que a fase de criação. É preciso testar. Errar. E começar de novo”, diz Carolina Bustos, coordenadora do curso de Design em Moda da ESPM Porto Alegre.

As peças em algodão cru são essenciais na fase piloto de criação. “É um tecido mais barato. Nos dá margem para errar”, diz a aluna Heloísa Miceli, do quinto semestre de Design em Moda da ESPM. “ Os testes servem para a revisão de conceito da peça e aprovação para a escolha e execução final do tecido.” Como parte do processo de desenvolvimento do curso, todos os alunos fizeram uma coleção cápsula composta por três looks: conceitual, alta costura (festa) e alfaiataria.

Os alunos apresentaram as coleções piloto no desfile Senso Amanhã, no final de outubro, em São Paulo. O evento, que acontece anualmente, é o momento dos estudantes divulgarem suas criações e lançarem tendências no mercado da moda.




Criação de Heloísa Miceli. Os detalhes em linha representam a personalidade lapidada dos seres humanos.



Criação de Frances Rocha Wolwacz. Processo, transcurso, passagem. A modelagem como o desenvolvimento de um sólido a partir de um líquido pelo seu ponto de fusão.


You Might Also Like

0 comentários

Só libero os comentários depois de lê-los.
Se tiverem alguma dúvida, perguntem que eu responderei por aqui mesmo!
Obrigada pela visita!

Seguidores