Dezembro Laranja: Mês de Conscientização contra o Câncer de Pele

13:41

Dermatologista Gustavo Saczk fala sobre a importância da campanha





O mês de dezembro é marcado pela campanha Dezembro Laranja, que visa reforçar a importância da conscientização contra o câncer de pele, informando a população sobre as formas de prevenção e a importância de procurar um médico para diagnóstico e tratamento da doença.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), anualmente, são diagnosticados 180 mil novos casos da doença. Isso significa que 1 em cada 4 casos novos de câncer no Brasil, é de pele. Ainda segundo o INCA, 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer da pele.
Para o dermatologista Gustavo Saczk a melhor forma de evitar a doença é a prevenção e por isso a tamanha importância da campanha Dezembro Laranja: "Os melhores tratamentos são definidos a partir de um diagnóstico precoce, e diante disso é essencial uma consulta médica. Precisamos promover esta conscientização nas pessoas".
Dr. Gustavo reforça que é necessário também se fazer o alerta sobre os sinais da pele e explica como o ABCD das manchas, ou seja, uma espécie de autoexame, pode ajudar no diagnóstico e nas chances de cura:
O câncer de pele, se descoberto no início, tem um tratamento fácil na maioria dos casos, por isso é muito importante falarmos sobre diagnóstico e tratamentos precoces. Através de um autoexame é possível saber se suas pintinhas precisam ser avaliadas por um dermatologista. Para isso, vamos falar do ABCD das manchas.
A letra A é de assimetria. Para isso, você divide mentalmente a lesão em duas ou quatro e todas as partes devem ser muito parecidas.
O B vem de bordos, o contorno da lesão. Ele deve ser bem desenhado, se for irregular você tem que ficar atento.
O C representa a coloração. Para chamar a atenção a pinta deve ser escura ou ter muitas cores. Falo sempre aos meus pacientes: se você está vendo que sua manchinha que era preta está ficando branca ou marrom e crescendo apenas um dos lados, venha logo ao consultório para uma avaliação!
E a última letra, o D, vem de diâmetro. Essa é um pouco mais técnica, pois lesões maiores que 6 milímetros devem ser avaliadas com mais cuidado. Mas para ficar mais fácil, se você tem uma pinta que vem crescendo nos últimos meses, isso é um sinal de alerta.
E claro, nunca esqueça do seu protetor solar, ok? Assim as suas pintas vão continuar a viver em harmonia com o seu corpo!
"Minuto de Pele"
Com mais de 25 mil seguidores nas redes sociais, o dermatologista Gustavo Saczk também utiliza o espaço para tirar dúvidas sobre tratamentos e dar dicas para pacientes. Ele criou o "Minuto de pele" - pílulas em vídeo de 1 minuto - onde ele fala sobre diversos assuntos da dermatologia, seja estética, cirúrgica ou clínica.
Ele também participa do quadro "Minuto de Pele", uma vez por semana, na Rádio Clube FM, em Curitiba.

You Might Also Like

0 comentários

Só libero os comentários depois de lê-los.
Se tiverem alguma dúvida, perguntem que eu responderei por aqui mesmo!
Obrigada pela visita!

Seguidores