Assistindo à Netflix americana de forma fácil e rápida
11:04
Agora, a Netflix tem significativamente mais
assinantes fora dos EUA do que dentro e gera mais receita internacionalmente
também. Enquanto isso, a empresa está atingindo a maturidade nos EUA - a
empresa acabou de atravessar 60 milhões de assinantes nos EUA, entrando na
faixa de 60 a 90 milhões de assinantes domésticos que há muito é vista como seu
mercado doméstico em potencial. Em outras palavras, o crescimento da empresa
virá em grande parte do exterior daqui em diante, pois já há sinais de que o
crescimento doméstico está desacelerando.
Mesmo assim, a quantidade de filmes e séries
da Netflix Estados Unidos é bem maior do que a do Brasil. O dobro para dizer a
verdade. Se você deseja assistir o catálogo americano, basta instalar uma VPN para Netflix no seu pc ou
celular, escolher um servidor em alguma cidade dos Estados Unidos e passar
semanas assistindo shows e filmes que você não tem disponível no catálogo do
nosso país.
Internacionalmente, a Netflix enfrenta alguns
dos concorrentes que fez nos EUA. Hulu, por exemplo, só está disponível nos
EUA. A Disney não planeja lançar o Disney+ globalmente até 2021. A Apple TV+ parece que estará disponível
apenas em alguns países, e a HBO Now, o aplicativo de streaming da rede premium
mais popular do mundo, está disponível apenas nos EUA.
Mesmo concorrentes como a Amazon, que
disponibilizaram o streaming globalmente, simplesmente não têm o orçamento
alocado para corresponder à Netflix em conteúdo específico do país, no idioma
local, e os concorrentes locais não têm a biblioteca de conteúdo ou o orçamento
para corresponder à Netflix.
Um monte
de conteúdo
As pessoas adoram reclamar do bando de
conteúdos medíocres da Netflix, tirando até sarro de alguns programas. É fácil
exibir um remake de uma comédia dos anos 80, mas o que os críticos sentem falta
é que a Netflix está tentando oferecer algo para todos. O streamer não quer ser
a HBO, que possui uma programação altamente selecionada de programas de isca
para prêmios, direcionada a um público mais sofisticado.
A abordagem da empresa encontrou ouro no
exterior. A Netflix lançou bilhões em conteúdo em idioma estrangeiro destinado
ao público local e, em apenas alguns anos, construiu uma biblioteca substancial
de programação internacional. Por exemplo, a empresa já possui cerca de 20
temporadas de TV espanhola original, além de conteúdo em francês, hindi,
coreano, português, polonês e vários outros idiomas. A Netflix também tem
aumentado o conteúdo internacional, com 20 estreias de séries em língua
estrangeira apenas em 2018, e está no ritmo de superar esse ano.
Uma
vantagem competitiva chave
Nenhuma outra empresa tem o público ou o
apetite de jogar bilhões nos mercados de idiomas locais em todo o mundo como a
Netflix faz. Entenda que a melhor maneira de a empresa aproveitar sua vantagem
é dar esse dinheiro aos criadores locais e deixá-los produzir um ótimo
conteúdo.
Mesmo enfrentando mais concorrência em casa, a
Netflix deve manter sua vantagem no exterior. A Disney, por exemplo, não está
prestes a fazer um filme de princesa de grande orçamento em idioma turco ou uma
franquia dinamarquesa de Guerra nas Estrelas.
Essa distinção é fundamental, pois a parcela
da receita e lucros da Netflix provenientes do exterior só aumentará. O mercado
de entretenimento em vídeo é muito maior fora dos EUA, e a Netflix pode
eventualmente acumular 200 milhões ou até 300 milhões de assinantes
internacionais, especialmente se continuar investindo dinheiro em conteúdo
internacional de qualidade. Afinal, não é por acaso que a empresa acabou de ganhar o Oscar de Melhor
Filme em Língua Estrangeira.
0 comentários
Só libero os comentários depois de lê-los.
Se tiverem alguma dúvida, perguntem que eu responderei por aqui mesmo!
Obrigada pela visita!