Por ser pouco conhecido, câncer de mama em homens tem diagnóstico tardio na maioria das vezes

14:00

Ocasional entre o sexo masculino, a doença atinge somente um a cada cem mil homens, em idade avançada

Outubro é o mês de conscientização sobre o câncer de mama e, enquanto há diversas ações para mostrar às mulheres a importância da prevenção, pouco se discute a respeito da incidência da doenças nos homens. “O câncer de mama masculino é pouco divulgado e mundialmente não é dada a devida importância ao assunto. Por isso, os diagnósticos acabam sendo tardios”, comenta Sérgio Mendes, mastologista da BP -- A Beneficência Portuguesa de São Paulo . Uma das consequências disso, diz o médico, é que muitas vezes os homens só descobrem o tumor quando já há metástase, tornando a cura bem mais difícil.
Estima-se que apenas um a cada cem mil homens terá câncer de mama e a maior incidência é registrada por volta dos 67 anos. Alguns dos sintomas são presença de nódulo, secreção e retração da pele ao redor dos mamilos. “Diferentemente da mulher, um homem tende a perceber um tumor pequeno muito mais cedo por geralmente ter menos tecido mamário do que uma mulher”, explica o mastologista da BP. Por isso, lembra ele, os médicos devem ficar atentos ao receber pacientes do sexo masculino com queixa de anormalidades nas mamas. “Quando o diagnóstico ocorre rapidamente e o paciente é tratado na fase inicial, as chances de cura podem chegar a 90%”, informa o especialista.
Homens com câncer de mama geralmente trazem um histórico familiar da doença. Outros possíveis fatores de risco são insuficiência hepática, alcoolismo, doenças endêmicas, tratamentos tumorais prolongados (tumores de testículo e próstata), obesidade e o crescimento anormal das mamas, conhecida como ginecomastia. Ao investigar a histologia do câncer de mama masculino, percebe-se que a origem do tumor é a mesma encontrada em mulheres, sendo que o tipo mais comum é o ductal, que tem origem nos dutos de leite, enquanto poucos casos relatados serão lobulares, procedentes do local onde o leite é produzido.
O médico da BP destaca ainda que, assim como em mulheres, o diagnóstico em homens é feito por meio de exame clínico, ultrassonografia de mamas, mamografia e biópsia da lesão. Todo o tratamento e prognóstico segue por uma avaliação do tamanho do tumor, comprometimento de gânglios da axila e avaliação do painel imuno-histoquímico dos tecidos do paciente para identificar as características moleculares da doença e oferecer um tratamento individualizado e preciso.
Atualmente há novas pesquisas na abordagem da doença que, segundo o especialista da BP, terão forte influência no tratamento. “Os estudos em epidemiologia, clínica, patologia, genética e marcadores moleculares trarão melhor sucesso em sobrevida para os pacientes”. Uma das descobertas mais importantes diz respeito ao câncer e etnia. Já se sabe que a predição de câncer de mama masculino sofre influência da raça e isso interferirá na sobrevida. “Entre os homens negros, o câncer de mama é mais agressivo e, por isso, eles têm o pior prognostico”, conclui o médico.
Sobre a BP -- A Beneficência Portuguesa de São Paulo
A Beneficência Portuguesa de São Paulo agora é BP, um polo de saúde moderno e atualizado que valoriza a vida de todos e de cada um. Composto por 4 hospitais com foco em alta complexidade e que atendem diferentes perfis de clientes e outros 3 serviços que contemplam medicina diagnóstica, atendimento ambulatorial e educação e pesquisa, a BP compreende mais de 220 mil m² construídos, 7.500 colaboradores e 4.500 médicos distribuídos em 8 edifícios e cerca de 50 clínicas nos bairros da Bela Vista, onde são concentrados os serviços privados, e da Penha, onde são oferecidos os serviços para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O polo de saúde é composto pelo Hospital BP, referência em casos de alta complexidade, pronto-socorro geral e corpo clínico especializado para clientes de planos de saúde e particulares; pelo BP Mirante, hospital que oferece um corpo clínico renomado, pronto atendimento privativo, hotelaria personalizada e cuidado intimista para clientes particulares e de planos de saúde premium; pelo BP Essencial, hospital que tem foco na qualidade assistencial e oferece acomodações compartilhadas para clientes de planos de saúde básicos e particulares; pelo BP Hospital Filantrópico, que oferece cuidado humanizado e eficaz para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS); pela BP Medicina Diagnóstica, um completo e atualizado centro de diagnósticos e de terapias, que oferece exames laboratoriais, de imagem, métodos gráficos e de todas as outras especialidades diagnósticas; pelo BP Vital, um conjunto de iniciativas da BP com foco em promoção de saúde por meio do cuidado integral, num um olhar atento e acolhedor da instituição para fora dos seus muros, contribuindo para a melhoria das condições de saúde da população como um todo; e pela BP Educação e Pesquisa, tradicional formadora de profissionais de saúde que capacita profissionais por meio de cursos técnicos e de pós-graduação, residência médica, eventos científicos e é responsável por gerenciar mais de 100 estudos e pesquisas na área da saúde com o intuito de contribuir para a evolução da Medicina no País.

You Might Also Like

0 comentários

Só libero os comentários depois de lê-los.
Se tiverem alguma dúvida, perguntem que eu responderei por aqui mesmo!
Obrigada pela visita!

Seguidores