8ª Feira do Livro de Batatais deve atrair cerca de 15 mil pessoas

12:17


A Feira reunirá atrações culturais para todas as idades. Atividades serão realizadas na Praça Cônego Joaquim Alves (Praça Matriz) e no Cine Batatais





De 26 a 31 de agosto acontece a 8ª Feira do Livro de Batatais. Os homenageados desta edição são o criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa (escritor homenageado), Shirley Baldochi (homenageada local) e o patrono permanente, José Olympio. As atrações envolvem contação de histórias, palestras, musical, peça teatral, espetáculo e sessões de cinema. A programação é aberta ao público (totalmente gratuita) e acontece na Praça Cônego Joaquim Alves (Praça Matriz) e no Cine Batatais, ambos localizados no centro da cidade, no interior de São Paulo.
No primeiro dia do evento, 26 (segunda-feira), a programação começa às 14h, na Praça Cônego Joaquim Alves (Praça Matriz), com a contação de histórias "Histórias de Acolhimento", interpretada pela atriz e contadora de histórias Míriam Fontana.
Já a terça-feira (27) começa com a contação de história "A Mão na Massa", com a atriz Tânia Alonso. Às 10h30, os professores da Rede Municipal de Ensino poderão assistir a palestra "Ensinar língua ou ensinar gramática? O lúdico em sala de aula", com Marília Ferranti Marques Scorzoni e Renata Maria Cortez da Rocha Zaccaro. À tarde, a atriz Tânia Alonso encena outra contação de história intitulada "Encantaria Mata Adentro", a partir das 14h. A programação do dia traz também o grupo NerdebateS para apresentar a palestra "Educação e HQ: uma sala de aula que está no gibi". A atividade terá início às 16h e receberá como público educadores locais. O destaque do dia é a abertura oficial, às 19h30, com a apresentação musical da Banda da Polícia Militar e alunos da rede municipal.
No dia 28, quarta-feira, a Cia Nuvenzinha Azul sobe ao palco com a peça teatral "O livro enfeitiçado", em dose dupla: às 8h e às 10h30. No período da tarde, a Cia volta com o espetáculo "O Desaniversário de Alice", às14h. À noite, o tema em debate "A Educação como formação humana" será ministrado pelo professor César Nunes. Ele é filósofo, educador e professor da Unicamp. Escreveu 33 livros e formou pesquisadores em Educação pelo Brasil. É coordenador do Grupo de Pesquisas PAIDEIA. Também às 19h30 acontece a Mostra do Cineasta Batataense, com os curtas produzidos no projeto "Meu Primeiro Filme", no Cine Batatais.
A agenda da quinta-feira (29) começa logo pela manhã com o espetáculo "De Lucca Circus Show", às 8h, com De Lucca Circus. A apresentação reúne mostras de malabarismo, equilibrismo, mágica e músicas brasileiras apresentadas de forma cômica. Às 14h e 15h30 terão sessões de contação de histórias com a atriz Míriam Fontana, "Histórias de Acolhimento". No período da noite, a Cia Eureka traz o espetáculo "Pernacoteca – A Encantadora Biblioteca Sobre Pernas", às 19h30, na Praça Cônego Joaquim – Praça Matriz. Às 20h, o Cine Batatais exibe o filme "O Coringa do Cinema" seguido por bate-papo com o diretor cinematográfico Sérgio Kieling.
Na sexta-feira (30), às 8h e 10h30 a Cia Nuvenzinha Azul apresentará a peça "O Livro Enfeitiçado". E, às 14h, também com a Cia Nuvenzinha Azul, a peça "O Desaniversário de Alice". Às 19h30, o De Lucca Circus volta ao palco da Feira, mas com o auxílio da 'trupe' Os Profiçççcionais, que interpretam o espetáculo "Cabaré Mundo Circus", na Praça Matriz.
No sábado (31), último dia do evento, às 10h30 será realizado o espetáculo "Almanaque D'Verso", com Lucas Santarosa. À noite, às 20h, a Cia Minaz sobe ao palco com a apresentação do musical "Viola Enluarada".
A 8ª Feira do Livro de Batatais é uma realização da Secretaria de Educação de Batatais, Secretaria de Cultura e Turismo, Prefeitura Municipal e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.
Segundo o secretário da cultura e turismo de Batatais, Luciano José Dami de Oliveira, a 8ª Feira do Livro da cidade "além de estimular a leitura proporciona ampla fruição cultural e troca de conhecimentos durante as apresentações e palestras. O evento também contribui para a consolidação de nossa Estância Turística que possui a cultura como principal atrativo", destaca.
A organização da Feira já agendou com escolas e são esperadas mais de 600 crianças nos turnos diários da feira. "Com o acréscimo dos eventos noturnos e atrações em paralelo estimamos um público de cerca de 15 mil pessoas ao todo", diz Dami.
Para a presidente da Fundação do Livro de Ribeirão Preto, Dulce Neves, a realização da Feira do Livro de Batatais em parceria com a Fundação consolida objetivos que a entidade possui para disseminar a leitura e literatura na região metropolitana de Ribeirão Preto. "A exemplo do que fazemos com a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que a partir de 2020 será internacional, as feiras visam que a leitura esteja ao alcance de todos, de forma gratuita, possibilitando assim o acesso à cultura e às diferentes formas de arte, bem como garantir o encontro do leitor com escritores, o que enriquece muito sua vivência de contato com o livro", explica.
O secretário diz que a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo vê na parceria com a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto o caminho para ampliação e crescimento do evento em Batatais e a perspectiva de inovações.

PROGRAMAÇÃO
26 de agosto
14h00 - Contação de Histórias "Histórias de acolhimento" com Míriam Fontana
Local: Praça Cônego Joaquim Alves - Praça Matriz
27 de agosto
8h00 - Contação de Histórias "A mão na massa" com Tânia Alonso
10h30 – Atividade para educadores: "Ensinar língua ou ensinar gramática? O lúdico em sala de aula" com Marília Ferranti Marques Scorzoni e Renata Maria Cortez da Rocha Zaccaro
14h00 - Contação de Histórias "Encantaria mata adentro" com Tânia Alonso
16h00 - Atividade para educadores: "Educação e HQ: uma sala de aula que está no gibi" com NerdebateS
19h30 – Abertura Oficial - Apresentação musical Banda da Polícia Militar e alunos da rede municipal
Local: Praça Cônego Joaquim Alves - Praça Matriz
28 de agosto
8h00 - Peça Teatral "O livro enfeitiçado" com Cia Nuvenzinha Azul
10h30 - Peça Teatral "O livro enfeitiçado" com Cia Nuvenzinha Azul
14h00 - Peça Teatral "O desaniversário de Alice" com Cia Nuvenzinha Azul
19h30 – Palestra: "A Educação como formação humana" com César Nunes
Local: Praça Cônego Joaquim Alves - Praça Matriz
19h30 - Mostra do cineasta Batataense com os curtas produzidos no projeto Meu Primeiro Filme
Local: Cine Batatais
29 de agosto
8h00 – Espetáculo "DE LUCCA CIRCUS SHOW" com De Lucca Circus
14h00 - Contação de histórias "Histórias de acolhimento" com Míriam Fontana
15h30 - Contação de histórias "Histórias de acolhimento" com Míriam Fontana
19h30 – Espetáculo "Pernacoteca - A Encantadora Biblioteca Sobre Pernas" com Cia Eureka
Local: Praça Cônego Joaquim Alves - Praça Matriz
20h00 - Exibição do filme "O Coringa do Cinema" e bate-papo com o diretor Sérgio Kieling
Local: Cine Batatais
30 de agosto
8h00 - Peça Teatral "O livro enfeitiçado" com Cia Nuvenzinha Azul
10h30 - Peça Teatral "O livro enfeitiçado" com Cia Nuvenzinha Azul
14h00 - Peça Teatral "O desaniversário de Alice" com Cia Nuvenzinha Azul
19h30 – Espetáculo "CABARÉ MUNDO CIRCUS" com De Lucca Circus e Os Profiçççcionais
Local: Praça Cônego Joaquim Alves - Praça Matriz
31 de agosto
10h30 – Espetáculo "Almanaque D'Verso" com Lucas Santarosa
20h00 - Apresentação musical Viola Enluarada com Cia Minaz
Local: Praça Cônego Joaquim Alves - Praça Matriz
PROGRAMAÇÃO PERMANENTE
19h00 - Projeto Astronomia para todos
Local: Praça Cônego Joaquim Alves - Praça Matriz
8h30 e 14h30 - Sessões gratuitas de cinema
Local: Cine Batatais

You Might Also Like

0 comentários

Só libero os comentários depois de lê-los.
Se tiverem alguma dúvida, perguntem que eu responderei por aqui mesmo!
Obrigada pela visita!

Seguidores

pickedresses