Pés exigem cuidados redobrados nos meses de outono/inverno

13:24

Dermatologista alerta que nesta época do ano é maior a incidência de frieiras, micoses, bolhas e unhas encravadas

É tempo de guardar sandálias e rasteirinhas e tirar botas e sapatos fechados do armário. O clima frio também favorece o uso de meias. Somado a isso, muitas mulheres não cuidam dos pés nesta época porque, com as unhas escondidas, os esmaltes não aparecem. Com isso, pés abafados, sem cuidados e, muitas vezes, apertados dentro dos calçados podem sofrer vários incômodos, como frieiras, micoses, calos, bolhas e unhas encravadas. Prevenir-se de tais problemas não é difícil, mas exige alguns cuidados.
O dermatologista José Jabur da Cunha, da Altacasa Clínica Médica e chefe do setor de Cirurgia Dermatológica da Santa Casa de São Paulo, alerta que é preciso redobrar a atenção para evitar as frieiras, um tipo de inflamação na pele causada pelo atrito e a umidade e, muitas vezes, agravada pela presença de um fungo, que surge principalmente entre os dedos dos pés. "A área afetada pode coçar muito, ficar avermelhada, úmida e com fissuras. É indicado o uso de remédios antifúngicos, além de cuidados para evitar umidade no local, como secar bem os pés depois do banho, usar talcos e preferir meias de algodão", explica o médico.
O especialista alerta que além da frieira existem as outras micoses dos pés, que podem ser transmitidas por contato direto com uma pessoa infectada ou com superfícies contaminadas, como pisos de banheiros e vestiários. Estas micoses costumam coçar e levar a descamações na sola dos pés. "Aquilo que as pessoas acham que é causado por ácido úrico, na planta dos pés, geralmente é uma micose que pode ser tratada. Não tem relação com o ácido úrico", explica o Dr. José Jabur.
Além disso, após o banho quente, muitas pessoas correm para colocar as meias e aquecer os pés antes de secar bem a região. O resultado são mais fungos, bactérias e frieiras. O uso de sapatos e tênis também faz com que os pés transpirem e o ambiente úmido é ideal para micoses. "É necessário secar bem entre os dedos dos pés com a toalha, após o banho, para evitar que as dobrinhas da pele fiquem úmidas, antes de colocar um calçado fechado. Recomendo, inclusive, o uso de secadores de cabelo no local. Junto com uma boa higiene, esta é a melhor maneira de manter os pés livres de micoses e frieiras", ressalta o médico.
As micoses aparecem em partes do corpo abafadas e expostas à umidade. "Nós temos a cultura de só olhar para os pés no verão, nos dias de sol e calor por conta das sandálias. É preciso cuidar o ano inteiro, mantendo os pés sempre que possível secos e arejados", conclui o dermatologista da Clínica Altacasa.

Dicas para cuidar dos pés no outono/ inverno
* Evite o uso do mesmo sapato dois dias seguidos;
Ao chegar em casa e retirar sapatos, tênis e botas, coloque os calçados para arejar e ventilar antes de guardá-los no armário;
Meias e sapatos devem estar sempre limpos e secos;
Seque bem os pés antes de colocar meias;
Prefira meias de algodão a meias de nylon ou de qualquer tecido sintético;
* Use talco nos pés;
* Em casa, procure deixar os pés descalços e sem meia, para que possam "respirar";
* Calce chinelos quando tomar banho em banheiros públicos, como de escolas, clubes e academia;
* Corte e lixe as unhas dos pés com frequência. Prefira o corte quadrado para não encravar nos cantos. Unhas grandes são mais difíceis de limpar;
* Evite sempre manipular os cantos das unhas ou embaixo da unha. Isso muitas vezes leva a unhas encravadas;
* Hidrate os pés com um creme específico para a região.

You Might Also Like

0 comentários

Só libero os comentários depois de lê-los.
Se tiverem alguma dúvida, perguntem que eu responderei por aqui mesmo!
Obrigada pela visita!

Seguidores