Cartilha de Leis e Direitos dos autistas é lançada durante o TEAbraço

11:12


Material gratuito adaptado traz informações em formato de histórias em quadrinhos

Para assegurar que todas as pessoas – autistas e famílias - tenham as informações necessárias para fazer valer seus direitos, foi lançado no dia 04 de abril, uma Cartilha de Direitos e Leis durante a o TEAbraço (Semana Internacional do Autismo), em Ribeirão Preto.
O projeto tem a frente três mães de autistas: Adriana Godoy, professora de música, fundadora do Autismo Projeto Integrar; Tatiana Takeda professora universitária, advogada e autora do blog Direito e Inclusão e, Carol Felício fundadora do TEAbraço e presidente do Instituto Jujuba.
A ideia do projeto surgiu para conseguir alcançar o público de uma maneira leve e correta. "Em Goiás eu já havia feito uma cartilha sobre os direitos das pessoas com deficiência que incluía os autistas, mas, com uma linguagem bem específica. Já nesta cartilha tivemos a ideia de elaborar com desenhos roteirizados, assim como a Adriana faz no Autismo Projeto Integrar. Desta forma o entendimento pelas famílias e pelos autistas seria mais simples e possível", comenta Tatiana.
Na história, dois irmãos autistas - uma adulta universitária com Síndrome de Asperger e outro adolescente que apresenta autismo moderado e fabricante de cocada - vivem situações reais que toda a família que está inserida no mundo TEA já passou. Entre os assuntos abordados estão, por exemplo, a importância do diagnóstico precoce e o direito ao tratamento especializado, que é garantido pela lei, as dificuldades em matricular um autista na escola regular, entre outros desafios.
"Estamos trazendo um pouco de tudo que já vimos e escutamos e retratando essas inconformidades com o cumprimento das leis federais. Nossa preocupação foi exatamente essa, representar cada família e contar sua história com o objetivo de dar um pouco de esperança para elas. Mostrando uma realidade promissora para o futuro de cada autista na vida adulta, com uma legislação que protege e os assiste em todos os âmbitos, garantindo a inclusão social", disse Adriana.
A cartilha, em sua primeira tiragem com 500 unidades, será distribuída em escolas públicas, instituições e bibliotecas em Ribeirão Preto, Goiânia e São Paulo. Além disso ela será disponibilizada de forma gratuita para donwload a partir de maio nos sites do Instituto Jujuba (www.teabraco.com.br), Autismo Projeto integrar (www.autismoprojetointegrar.com.br) e no site do projeto Direito e Inclusão (www.tatianatakeda.com.br). "Nestas primeiras unidades conseguimos a parceria da marca Renata (Grupo Selmi). Para tornar o projeto possível e ampliarmos o raio de informações estamos em busca de outras marcas que, assim como nós, são sensíveis à causa", conclui Carol Felício.
Interessados podem enviar um e-mail para: contato@juju.ba. O TEAbraço acontece no Shopping Iguatemi Ribeirão Preto até o dia 07 de abril.



Legenda: Cartilha traz leis e direitos dos autistas em formato de histórias em quadrinhos. Crédito: SImone Meirelles



Legenda: Carol Felício, Tatiana Takeda e Adriana Godoy se unem para lançar projeto. Crédito: SImone Meirelles


You Might Also Like

0 comentários

Só libero os comentários depois de lê-los.
Se tiverem alguma dúvida, perguntem que eu responderei por aqui mesmo!
Obrigada pela visita!

Seguidores