Implante hormonal contraceptivo: nunca mais se preocupe em tomar a pílula - e muitas outras vantagens

10:46

Implante hormonal na contracepção: vantagens como suspensão da menstruação, eliminação de cólicas e TPM, não precisar lembrar-se de ingerir a dose medicamentosa diária e redução de efeitos colaterais estão entre benefícios da modalidade


Segundo a ginecologista Mariana Rosário, membro da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP), o uso de implantes é seguro para quem não quer engravidar e com baixíssimos efeitos colaterais, por se tratar de hormônios bioidênticos manipulados conforme as necessidades do paciente




Dra.  Mariana Rosario, ginecologista, obstetra e mastologista


 Seja sincera: quantas vezes você já se esqueceu de tomar a pílula anticoncepcional na hora certa ou mesmo pulou um dia da cartela? Esse esquecimento gera angústia em inúmeras mulheres, no mundo todo, porque um único dia de esquecimento pode interromper a eficácia do método e ‘bagunçar’ o ciclo menstrual. Além disso, os anticoncepcionais orais são seguros e adequados, mas, nem todas as mulheres se adaptam àquela carga hormonal.


Uma boa alternativa para elas é o implante hormonal com a finalidade contraceptiva. “O implante é manipulado conforme a necessidade hormonal da paciente. Ele é implantado sob a pele e tem duração de um ano. Durante esse período, ele libera hormônios bioidênticos aos humanos, em doses adequadas, substituindo outros anticoncepcionais orais*. Assim, além do inconveniente de ter que tomar o medicamento diário, eliminam-se seus efeitos colaterais”, explica a Dra. Mariana Rosário, ginecologista, obstetra e mastologista, membro da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP), titulada em Mastologia pelo IEO – Instituto Europeu de Oncologia, de Milão, Itália.


Segundo Dra. Mariana, o implante hormonal utilizado como contraceptivo suspende a menstruação, o que é um grande alívio para muitas mulheres. “Pacientes que sofrem com enxaqueca pré-menstrual e outros sintomas de TPM eliminam o problema. As cólicas menstruais também desaparecem porque não há menstruação. Como este período é bastante traumático para muitas mulheres, o implante surge como uma alternativa eficiente e sem complicações”, aconselha.


Para quem se esquece de ingerir o anticoncepcional via oral, esse é um método bastante seguro também. “Existem infinitos casos de mulheres que engravidaram porque ingeriam a pílula de forma irregular. Como o implante tem a duração de um ano, é possível fazer o planejamento familiar adequadamente”, diz.


Por serem manipulados com hormônios bioidênticos e dentro das necessidades da paciente, com os hormônios que ela necessita, os implantes não trazem efeitos colaterais, como ganho de peso, edema (inchaço), engrossamento da voz, acne ou pelos no rosto. “É importante não confundir implante hormonal contraceptivo com implantes hormonais utilizados indiscriminadamente por praticantes de musculação que desejam ganhar massa muscular. Quando indicados por médicos especializados, os implantes hormonais trazem benefícios às pacientes e são seguros e indicados em todas as idades e fases da vida”, finaliza a especialista, que é médica cadastrada para trabalhar com implantes hormonais pela ELMECO, do professor Elcimar Coutinho, um dos maiores especialistas no assunto.


*O implante hormonal não substitui o preservativo (camisinha) na prevenção de doenças sexuais não-transmissíveis.


Sobre a Dra. Mariana Rosario


Formada pela Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André (SP), em 2006, a Dra. Mariana Rosario possui os títulos de especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia pela AMB – Associação Médica Brasileira, e estágio em Mastologia pelo IEO – Instituto Europeu de Oncologia, de Milão, Itália, um dos mais renomados do mundo. É membro da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP) e especialista em Longevidade pela ABMAE – Associação Brasileira de Medicina Antienvelhecimento. É médica cadastrada para trabalhar com implantes hormonais pela ELMECO, do professor Elcimar Coutinho, um dos maiores especialistas no assunto.


Possui vasta experiência em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, tanto em Clínica Médica como em Cirurgia Oncoplástica. Realiza cursos e workshops de Saúde da Mulher, bem como trabalhos voluntários de preparação de gestantes, orientação de adolescentes e prevenção de DST´s. Participou de inúmeros trabalhos ligados à saúde feminina nas mais variadas fases da vida e atua ativamente em programas que visam ao aprimoramento científico. Atualiza-se por meio da participação em cursos, seminários e congressos nacionais e internacionais e produz conteúdo científico para produções acadêmicas. É médica cadastrada para trabalhar com implantes hormonais pela ELMECO, do professor Elcimar Coutinho, um dos maiores especialistas no assunto.


Dra. Mariana Rosario – Ginecologista, Obstetra e Mastologista. CRM- SP: 127087. RQE Masto: 42874. RQE GO: 71979.

You Might Also Like

0 comentários

Só libero os comentários depois de lê-los.
Se tiverem alguma dúvida, perguntem que eu responderei por aqui mesmo!
Obrigada pela visita!

Seguidores