5 dicas para guardar dinheiro em 2018

19:44



Já estamos quase em março, mas nunca é tarde para aprender a economizar, especialmente em tempos de economia instável. Na verdade, com os tradicionais gastos do início do ano ficando para trás, este é o momento certo de recuperar as finanças e guardar dinheiro - apenas 34% dos brasileiros têm esse hábito, segundo dados do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. Pensando nisso, Raphael Swierczynski, CEO da Ciclic (primeira fintech do mercado de previdência) e especialista em planejamento financeiro, elaborou 5 dicas para fazer seu saldo bancário crescer. "É uma questão, principalmente, de hábito", diz Raphael.
Respeite o dinheiro
O primeiro passo para guardar dinheiro é respeitá-lo, ou seja, ter consciência de que, para a imensa maioria das pessoas, ele é conquistado à custa de muito esforço e estresse. Quem não respeita o dinheiro, compra além do necessário e minimiza a importância de notas menores ou moedas. Não se trata de ser materialista e tornar o dinheiro uma obsessão. Mas "cultivá-lo" com a devida atenção.
Aprenda a dizer não
É impossível economizar se a despesa é superior ao orçamento. Parece óbvio, mas não é o que acontece na prática, como comprovam os muitos brasileiros endividados. Por isso, é fundamental aprender a dizer não para os outros e para si mesmo. Eventuais empréstimos para familiares e amigos, presentes caros e itens supérfluos no supermercado podem parecer inofensivos, mas comprometem a saúde financeira.
Peça desconto
Conseguir desconto é mais fácil do que se imagina. Normalmente, para o comerciante, vender mais barato é melhor que não vender. Portanto, não tenha vergonha e negocie sempre que possível, mesmo que o valor em questão não seja alto. A expressão "de grão em grão a galinha enche o papo" não existe à toa. Um desconto aqui e outro ali fazem diferença a longo prazo.
Invista
Já que não gastar dinheiro é impossível, a melhor maneira de vê-lo crescer é fazendo investimentos. Existem opções que combinam boa rentabilidade e baixo risco, acessíveis mesmo para quem tem um orçamento modesto. É o caso da previdência privada, que não deve ser vista apenas sob à luz da aposentadoria. Seja qual for a escolha, o importante é investir com sabedoria. Pesquise na Internet, fale com o gerente de seu banco ou consulte um especialista.
Cuidado com o cartão de crédito
O cartão de crédito é certamente o maior inimigo de quem quer guardar dinheiro. A tentação de usar o "plástico", a ser pago apenas no mês seguinte, é grande, mas deve ser controlada. Não se engane: a conta vai chegar e pode ser assustadora se não houver o mínimo de planejamento. Outros perigos do cartão de crédito são o parcelamento (que cria a falsa sensação de controle) e a possibilidade de pagar o valor mínimo da fatura (os juros vão multiplicar a dívida).

Sobre a Ciclic
Fundada em 2017 a partir de uma sociedade da BB Seguridade com a Principal Financial Group, a Ciclic é a primeira fintech brasileira a comercializar digitalmente produtos de previdência complementar.



Siga o Blog Ci Senhorita:


 Instagra @cisenhorita

You Might Also Like

0 comentários

Só libero os comentários depois de lê-los.
Se tiverem alguma dúvida, perguntem que eu responderei por aqui mesmo!
Obrigada pela visita!

Seguidores